DIZ UM MORADOR DE IPATINGA: “VISITE ITABIRA ANTES QUE ACABE”

 




Filho de Itabira, residente em Ipatinga, vem à cidade e se mostra horrorizado com o que viu


No seio de tantos problemas de perdas de amigos e parentes neste feriadão, recebemos uma figura itabirana, preocupadíssima com o futuro da cidade em que nasceu.

Sem muito tempo para o giro, visitamos as avenidas Mauro Ribeiro, João Pinheiro e João Soares da Silva, e as ruas Água Santa, Tiradentes e todo o Bairro Pará.

Fez-me o amigo uma proposta decorosa:

— Mostre-me, por favor, as obras que custaram quase 5 bilhões de reais.

— Não temos essa obra, mas lhe apresentarei algumas pracinhas. 

Ele se aquiesceu e, depois de passarmos por umas cinco praças, paramos na Dr. Acrísio de Alvarenga, onde proferiu um pequeno e improvisado discurso:

— Não, meu amigo, você não me apresentou obras novas, você me mostrou reformas de praças, cujas durações não estarão aqui no dia em que a Vale for embora. Vocês estão sendo tapeados. Não conheço o excelentíssimo senhor prefeito desta nossa cidade, mas ele deve ser ótimo em marketing.


PERGUNTAS SEM RESPOSTAS


Calei-me, e ele desandou a falar: perguntou por que não reformam a Praça Fábio Pires na Vila Paciência; por que homenagearam Daniel de Grisolia com uma estatuazinha tão pequenininha e seria por perseguição política; se é verdade que a imprensa da cidade está praticamente toda comprada e deu a sua  sentença  inicial assim:

— Pelo que me disseram lá no hotel, o prefeito não trata mais de assuntos de cultura. Ele faz festas e mais festas destinadas ao povinho e fala, de vez em quando do futuro da cidade muito vagamente, mas não age. Citou que praticamente todos os prefeitos tinham deixado pelo menos um sinal de que Itabira vai acabar, mas o atual (ele não pronunciou seu nome nem uma vez) tem repetido sempre que nada tem a ver com o futuro, só com o presente. Perguntou pela Câmara de Vereadores e me calei, disse que são novatos e podem tomar consciência de suas obrigações, mas que oposição não havia até o momento.


VERGONHA NA CARA QUEM NÃO TEM?

Vergonha na cara eu tive quando ele me perguntou se votei no tal ocupante do Palácio JK. Minha resposta franca: “Ajudei a trazer esse ‘baixinho da prefeitura’” por burrice e falta de senso observatório”. Vermelho não fiquei porque não me olhei no espelho, mas ele disse que eu estava pálido de tanto pedir desculpas.

Afirmou R.S.S (não cito o nome porque não tratamos de jogar o itabirano contra sua terra) que iria embora para Ipatinga, onde está morando. Partiu de trem. Antes de pegar o vagão das 9 horas, desceu do carro e fez a fotografia de  lixos  na Avenida Mauro Ribeiro Lage. Autorizou-me a publicar a foto da sujeira e informou que distribuiria à imprensa de Ipatinga. Adiantou a manchete que publicaria em seu jornal: “Se vai a Itabira, corra, essa cidade vai ser finalizada já” e “Visite Itabira antes que acabe”.


José Sana

Foto: R.S.S. (foto de autora dele próprio na Avenida Mauro Ribeiro)

Em 23/04/2025

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA DE ARROMBA

SÃO SEBASTIÃO DO RIO PRETO DE VOLTA AO PASSADO HISTÓRICO

O RATO DA RODOVIÁRIA