O LIXO DE ITABIRA É BEM ORGANIZADO




 Só permanece às margens, nunca muda de lugar. Nem de  “qualidade”


O inesquecível Raimundo Intelecto, que viveu no século XX,  dizia que Itabira se primava pela intelectualidade. Ele se baseava na Vila dos Ingleses, onde se falava o idioma da Inglaterra e dos Estados Unidos e da França, e a cidade era invadida  também por belgas e parisienses. 

Com um balaio de verdura na cabeça, ele cumprimentava as pessoas gentilmente, assim: 

— Bonjour, monsieur!

Intelecto vendia também frutas e informava aos interessados, principalmente às donas de casa, que no cesto tinham  “uvas e jabuticabas intelectas”,

Se aqui vivesse, hoje, Raimundo Intelecto, que se tornou inesquecível na cultura e no folclore itabirano, diria o seguinte:

Mauvaise journée, monsieur ! Des rues pleines de trous et les raisins sont pourris parce qu'ils ne me laissent pas travailler ! (*)

E apontaria para as avenidas, ruas e becos, mostrando a buracada que hoje toma conta da cidade.:

Além dos buracos, apontaria para o lixo. Há anos prometeram construir a central de resíduos e nada. Ainda bem que Raimundo Intelecto nem conheceu essa tal de Central de Mentiras.

Completaria para ele porque ele até morto tem o receio de repressão do governo ditador, podia perder o direito de vender verdura para a Dona Raquell, muito braba. Eu disse a ele: 

— Intelecto, conte para o pessoal que viveu com você aqui em Itabira que estamos totalmente perdidos, abandonados, nas mãos de um tal de “baixinho da prefeitura”, que saiu da Fiat, pintou no Cruzeiro, bateu nas portas da Cemig, resolveu ser prefeito de Itabira  e conseguiu enganar o povo itabirano duas vezes. E ainda vai lançar alguém de casa para deputada estadual ou federal, depois morar em Juiz de Fora. Ela detesta Itabira.

— Olha, monsieur - disse o elegante Intelecto: "Só vou rezar pra vosmicês. Vosmicês têm de carregar o balaio que eu estou carregando.


Zé do Burro

17/04/2025

P.S.: Traduzindo a frase que está em francês, proferida por Raimundo Intelecto :— (*)"Dia ruim, senhor!  Ruas repletas de buracos e as uvas são podres porque não me deixam trabalhar!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA DE ARROMBA

SÃO SEBASTIÃO DO RIO PRETO DE VOLTA AO PASSADO HISTÓRICO

O RATO DA RODOVIÁRIA